7D/6N Descoberta Gerês-Minho

Renseignements réservations

Ref 121: À descoberta do Gerês e dos costumes minhotos 7Dias/6Noites


Inclui:

- 7 Noites de alojamento em quarto duplo c/ pequeno-almoço

- Entradas nas 5 Portas do Parque Nacional

- Guia de Viagem (Mapas, dicas de viagem, app com trajeto)

- Apoio telefónico 24h

- Voucher de desconto noutras atividades

Informations supplémentaires

Lieu de rencontre
Renseignements réservations

DIA 1: Check-in

Alojamento em Braga: Quinta

DIA 2:

Manhã - Visita a Guimarães

No ano 1128 tiveram lugar alguns dos principais acontecimentos políticos e militares que levariam à independência e nascimento de uma nova nação: Portugal.

A “cidade berço” é uma das mais importantes cidades históricas do país, sendo o seu centro histórico considerado Património Cultural da Humanidade, tornando-a definitivamente num dos maiores centros turísticos da região. As suas ruas e os seus monumentos respiram história e encantam quem a visita.

Sugestões de Visita: Castelo de Guimarães; Capela de São Miguel do Castelo; Paço dos Duques de Bragança; Rua de Santa Maria; Praça de Santiago; Largo da Oliveira; Monte da Penha; Citânia de Briteiros.

Tarde - Visita a Braga

Braga foi fundada pelos romanos há mais de 2000 anos com o nome Bracara Augusta. É das mais antigas cidades portuguesas e uma das cidades cristãs mais antigas do mundo. Situa-se  no Norte de Portugal, é a capital do Minho e a terceira maior cidade do país, depois de Lisboa e Porto. Foi Capital Europeia da Juventude em 2012. A cidade de Braga é conhecida pelas suas igrejas e monumentos, gastronomia, artesanato, tradições e festividades.

Sugestões de Visita: Jardim Santa Bárbara; Fonte do Ídolo; Termas romanas do Alto da Cividade; Torre de menagem; Arco da Porta Nova; Arcada da Lapa; Museu dos Biscainhos; Teatro Circo; Complexo das Sete Fontes; Sé de Braga; Santuário do Bom Jesus do Monte; Santuário de Nossa Senhora do Sameiro.

Alojamento em Braga: Quinta

DIA 3:

Manhã - Visita a Viana do castelo

Centro Histórico de Viana do Castelo e todos os seus Monumentos - a Matriz medieval, os Antigos Paços do Concelho, a quinhentista Casa da Misericórdia e o Chafariz do mesmo século, entre outros, são marcos importantes de um passado com História. As ruas e ruelas do centro histórico, um dos mais belos e conservados do País, chamam a nossa atenção, quer pelas belas fachadas armoriadas, quer pelos painéis de azulejos preciosos no traço e na cor, constituindo um autêntico compêndio da história da arquitetura em Portugal.

Sugestões de Visita: Os diversos Monumentos da cidade - Castelo de Santiago da Barra; Ponte Eiffel; Igreja da Srª d’Agonia; Monte de Santa Luzia ; Porto de Mar, o Porto de Pesca, a Zona Ribeirinha, a Marginal ; Navio-hospital Gil Eanes Museu de Artes Decorativas ; Museu do Traje.

Tarde- Visita Ponte de Lima

Não será por acaso que a Vila mais antiga de Portugal é reconhecida como um património universal, um território sem fronteiras, mediador de um movimento que entende o nosso planeta como um lugar sagrado. Ponte de Lima é berço do Turismo, da casta Loureiro que distingue o Vinho Verde e do Arroz de Sarrabulho apreciado nos mais recônditos lugares do mundo. É a Vila mais florida e mais antiga de Portugal. Dignos de registo é a Área de Paisagem Protegida, o Festival Internacional de Jardins, a Feira do Cavalo ou mesmo o Caminho Português de Santiago, como polos de atração turística cada vez mais internacional.

Ponte de Lima é Vila porque quis ser Vila e recusou ser cidade. É algo mais do que um simples destino... O que a torna tão especial? Descubra por si mesmo.

Alojamento em Arcos de Valdevez: Hotel

DIA 4:

Manhã - Visita à Porta de Lamas de Mouro

As Portas do Parque Nacional são estruturas de receção ao visitante, localizadas nas principais entradas da área protegida, em relação com a rede viária. O visitante tem à sua disposição informação sobre os aspetos genéricos da região, os percursos pedestres existentes na zona e ainda diversas exposições sobre os valores naturais e culturais do PNPG.

A Porta de Lamas de Mouro, no concelho de Melgaço, é a Porta mais a norte do PNPG. Aqui pode visitar a exposição temática ‘Ordenamento do Território’, onde se abordam as especificidades naturais e culturais do território de Melgaço, com especial incidência para a história, organização e ocupação dos solos na emblemática freguesia de Castro Laboreiro.

O espaço exterior presta-se a descanso e a passeios junto ao rio Mouro.

Tarde – Visita à Porta do Mezio 

A Porta do Mezio, no concelho de Arcos de Valdevez, será a segunda Porta do parque a visitar.

Destacam-se no espaço exterior o ‘Parque da Biodiversidade’ e o ‘Complexo Agro-Silvo-Pastoril das Serras da Peneda e Soajo’ (uma maqueta tridimensional do território). A Porta possui ainda uma torre de observação, uma piscina e uma área de merenda, proporcionando assim ao visitante múltiplos motivos de interesse.

Estando situado junto a uma necrópole megalítica e muito próxima de uma segunda, em Gião, as valências da Porta são complementadas por um Núcleo Museológico.

Alojamento em Arcos de Valdevez: Hotel

DIA 5:

Manhã -Visita à Porta do Lindoso

A terceira Porta do Parque Nacional a visitar será a Porta do Lindoso, no concelho de Ponte da Barca. O Castelo do Lindoso funciona como um prolongamento desta Porta e possui uma exposição de peças da coleção do Museu Militar, que vão desde o século XIV ao século XIX.

Visita aos Baños em Bande

Aquis Querquennis, conhecido popularmente como A Cidá, foi um acampamento romano situado na paróquia de Os Baños no concelho Ourensino de Bande, na Galiza, e ocupado entre o último quartel do século I e meados do século II. Provavelmente foi construído para vigiar a Via XVIII ou Via Nova, uma estrada romana que ligava Bracara Augusta (Braga, Portugal) a Astúrica Augusta (Astorga, Espanha).

Aqui poderá visitar as ruínas do acampamento romano e relaxar uns momentos nas águas quentes de nascente natural, dentro das banheiras deixadas pelos nossos antepassados.

Tarde - Visita Porta do Parque Nacional de Campo do Gerês

A Porta de Campo do Gerês, concelho de Terras de Bouro, é a quarta Porta a visita. Aqui encontra um exposição intitulada ‘História e Civilizações’. A Porta está subdividida em dois espaços: um espaço dedicado à receção do visitante e divulgação e outro à venda de produtos regionais. Disponibiliza uma área de exposição, repartida por 7 salas, onde são desenvolvidos temas no âmbito da geologia, hidrologia, biodiversidade, ocupação humana e os valores culturais locais e históricos mais diretamente relacionados com a Geira (via romana).

No mesmo edifício, encontra-se ainda o Museu Etnográfico de Vilarinho da Furna e, ao lado, o Museu da Geira. Este conjunto de estruturas forma o Núcleo Museológico de Campo do Gerês.

Alojamento no Gerês: Hotel

DIA 6:

Manhã - Visita a Pitões das Júnias

A aldeia de Pitões das Júnias está recheada de tradição e património cultural. A sua localização remota e pitoresca confere-lhe uma atmosfera especial.

Embora sem data precisa, o Mosteiro de Pitões das Júnias, ou de Santa Maria de Júnias, presume-se ter sido fundado no final do século IX, quando eremitas se estabeleceram nesta região, organizando-se em comunidades. Durante a Guerra da Restauração da independência portuguesa, depois de 1640, um ataque do exército espanhol à aldeia de Pitões, terminou com um incêndio que deixou o mosteiro em ruínas. Veio a ser recuperado já no século XVIII, mas com a extinção das ordens religiosas, em 1834, o convento é abandonado e alguns anos depois deflagra um incêndio que apenas deixa a igreja de pé.

Tarde - Visita à Porta da Paradela

A Porta da Paradela, no concelho de Montalegre, é a última das cinco Portas a visitar. Tem uma pequena exposição alusiva a algumas espécies arbóreas presentes no território do Parque Nacional e está instalada no edifício do Ecomuseu do Barroso, pelo que congrega vários motivos de interesse.

Alojamento no Gerês: Hotel

DIA 7: Check-out 

Mínimo 2 pessoas.

Points forts

Cidades Históricas do Minho
Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG)
Parque Natural do Xurés
Portas do PNPG: Lamas de Mouro, Mezio, Lindoso, Campo do Gerês e Paradela
Os Baños em Bande
Aldeia de Pitões da Júnias

Itinéraire

  1. Gerês (PT)